twitter
rss

Bom, para início de conversa, acho muito bom que educadores se  mostrem interessados em trabalhar com projetos educativos. Primeiro porque o trabalho com projetos é bastante abrangente e interdisciplinar, todo projeto precisa ser preparado com cuidado e carinho, pois professores e alunos precisam estar interessados nele. É preciso persistência, busca, pesquisa, informações, troca de experiências, etc; e com isso todos saem lucrando, pois vão adquirir conhecimentos vindos dos alunos, famílias, comunidade e outros meios. É preciso investigar e envolver as disciplinas o máximo possível, o professor precisa ser criativo o bastante para que a turma em momento algum perca o interesse no tema.
É muito bom ver os alunos envolvidos e dispostos a aprender, assim  podemos garantir sucesso na aprendizagem e aulas mais prazerosas tanto para os alunos quanto para o professor que deverá aproveitar o máximo o envolvimento dos mesmos.


COMO ESCOLHER O TEMA DO PROJETO A SER TRABALHADO?
Bom, o tema deve ser escolhido a partir do interesse dos alunos e disposição do professor, pois trabalhar com projeto dá trabalho. Mas, é um trabalho gostoso e que deve ser  muito bem preparado para  que os objetivos sejam alcançados. 


DISCUTINDO O PROJETO:
É bom que fique bem claro, desde já, que não  apresentarei temas para que os professores cobrem dos alunos, mas sugestões de procedimentos para se desenvolver um projeto. O projeto pode ser simples, não importa, o importante é atingir o máximo de objetivos possíveis. Se não concordar com as sugestões, fique à vontade para substituí-las, pois é claro que deve adequar tudo ao ambiente escolar em que você atua. O professor  poderá apresentar o projeto à turma, mas tem que estar disposto  a permitir eventuais modificações, desde que lhe pareçam compatíveis com o tipo de trabalho que se quer fazer. O professor deverá explicar cada passo do projeto detalhadamente e ressalte a importância de organizar as ideias antes de começar a pô-las em prática. É necessário seguir com cuidado seus passos para que não percamos no meio do caminho, pois as ideias que  vão surgindo e precisamos encaixá-las no lugar adequado. 


PASSOS PRECISOS PARA UM PROJETO:


TÍTULO OU TEMA--> Tudo o que fazemos precisa de um nome. Mas nem sempre ele é definitivo, se você não estiver muito inspirado, coloque um título provisório, no decorrer da pesquisa pode ser que alguém encontre o nome ideal, seja ele interessante,  pitoresco ou divertido.


OBJETIVOS -->  É o ponto de chegada, a meta final. É a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento daquele tema. Uma pesquisa ou projeto sem objetivo é uma aberração científica total. Os objetivos podem ser gerais e específicos. Geral é quando  aquele projeto está sendo trabalhado naquela escola para atingir a totalidade do tema e  específicos é quando se quer atingir alguns pontos especificamente dentro do tema escolhido.


JUSTIFICATIVA --> É a desculpa que se dá para fazer aquele projeto. É a importância daquele tema escolhido e a relevância do mesmo para as pessoas envolvidas. A justificativa ajuda as pessoas a entenderem o porque este tema  será trabalhado e qual o efeito que se espera obter. A justificativa é a defesa que se faz do projeto, nela apresenta-se  argumentos que convençam as pessoas de que aquele projeto é digno de interesse e participação.


METODOLOGIA --> Como o próprio nome indica, tem a ver com o modo de como o projeto será realizado. Dado o primeiro passo, qual a reação dos alunos com o início do projeto? O que foi observado? Quais os pontos relevantes  observados? quais atividades poderão ser trabalhadas no projeto? (pesquisa, entrevista, visitas a lugares relacionadas com o tema, etc).


CONCLUSÃO OU PRODUTO FINAL --> Este é um ponto importantíssimo do projeto, nele coloca-se todos os pontos precisos que ocorreram durante o projeto. Cada passo seguido deverá ter informações sobre como foi recebido, a resposta dos alunos, os questionamentos,  as conclusões que os alunos chegaram , o que aprenderam, etc. Melhor dizendo, é um texto informativo sobre como foi o andamento dos trabalhos.


E agora,  dá pra preparar um projeto pedagógico para se trabalhar em sua turma? Vamos tentar? É necessário ter iniciativa e pegar no lápis, é  só começar, as ideias vão surgindo lentamente. 
Boa sorte! Até mais!!!

0 comentários:

Postar um comentário