"No século XXI, a informação, o conhecimento e a tecnologia imperarão. Os professores continuam a serem fornecedores de informações, mas como o volume de informações existentes hoje dobra a cada cinco anos, os professores devem também atuar como habilitadores, oferecendo aos alunos as técnicas e ferramentas necessárias para que eles procurem informações sozinhos, bem como o poder de transformar essas informações em conhecimento.
Os professores devem transmitir aos alunos as habilidades de investigação e análise, redação, raciocínio matemático, solução de problemas e resolução de conflitos. Eles devem desenvolver aprendizes confiantes e independentes que sejam capazes de trabalhar sozinhos ou em grupos com a finalidade de reunir, ordenar, manipular e aplicar informações. E isso deve ser feito no âmbito de toda a escola, não apenas nas salas de aula dos educadores inovadores.
Os professores devem aderir a novos métodos. Em muitas salas de aula de hoje, ninguém vê o trabalho escrito de um aluno, a não ser o professor. Por que não apresentar um trabalho excelente à turma como um modelo de trabalho de qualidade?
É muito comum os professores serem avaliados com base em seus estilos e técnicas de ensino, e não no que os alunos aprenderam. Por que não mudar a ênfase e a direção de modo a atribuir maior valor à melhoria do aprendizado?
É frequente colocarmos professores destreinados e inexperientes em escolas com alto percentual de alunos em situações de risco. Devemos __ isto é, governadores, prefeitos, distritos escolares, superintendentes e escolas de educação __ fazer melhor. Devemos desenvolver materiais e programas de treinamento que visem especificamente identificar esses estudantes logo no início e respondam de forma adequada. Devemos encontrar mecanismos e direcionar fundos de modo a colocar nossos professores mais inovadores e experientes nas escolas em que haja um alto contingente de alunos em situações de risco".
Este trecho foi tirado do livro:Estratégias para Auxiliar o Problema de Evasão Escolar, cujos autores são Franklin P. Sccchargel & Jay Smink e foi postado para que possamos refletir nossa prática pedagógica e conscientizarmos de que muitas coisas podem e devem mudar, mas que dependem de uma hierarquia. Conheço o sonho de alguns profissionais da Educação e vejo angústia por não poderem mudar por falta de oportunidade de exporem mais de perto junto a órgãos que poderiam ajudar a fazer uma mudança significativa na Educação brasileira. A cada ano, percebe-se que mais e mais alunos estão se sentindo desmotivados em relação aos estudos, pois aqueles que não estudam acabam conseguindo passar para a série seguinte e têm bem mais oportunidades.
A começar pelo Sistema , que tem mudado muito a maneira de cobrar e deixa para reter o aluno em uma séries que ele nem deveria estar e o aluno fica mais "relachado" não levando o ensino a sério, pois sabe que vai passar para a série seguinte. A pesar que nem sempre números vão fazer muita diferença, visto que muitos só estudam para tirar a média. Claro que em cada caso, é um caso, nem todos se deixam levar pela fantasia dos conceitos A,B e C, mas muitas famílias acham que não estão cobrando de forma adequada e os alunos estão passando sem saber .
Quanto aos profissionais da Educação que às vezes são taxados de inexperientes, trazem uma bagagem às vezes tão boa quanto os outros, mas precisam adquirir experiências fazendo e conhecendo melhor seus alunos e ambiente escolar. É preciso cobrar e oferecer cursos de aperfeiçoamento, o que não se aprende apenas em estágios.
E você, o que pensa sobre a Educação? O que acha que pode mudar? Nossos alunos estão saindo bem equipados para enfrentarem um vestibular ou até mesmo um concurso público? Deixem comentários, ficarei grata em poder partilhar a opinião de profissionais do ramo.
Baseado em um trecho do livro: Estratégias para Auxiliar o Problema de Evasão Escolar.
Autores: Franklin P. Schargel & Jay Smink
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